As freguesias são parceiros sociais muito importantes na detecção e resolução dos problemas sociais com que as populações se deparam, como o desemprego, a exclusão, a carência alimentar, de vestuário, de medicamentos ou outros bens essenciais. No contexto social e economicamente difícil que vivemos, este trabalho ganha ainda maior importância.
No âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/97 foi criado o Programa da Rede Social e, consequentemente, o conceito de Rede Social, definido como um «fórum de articulação e congregação de esforços, baseado na adesão livre por parte das Autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar.”
Este projecto segue uma estratégia que assenta no princípio da parceria, procurando “fomentar a formação de uma consciência colectiva responsável dos diferentes problemas sociais que incentive redes de apoio integrado de âmbito local”. Para conseguir criar essas redes de apoio local integrado foi necessário reunir várias entidades para que estas, trabalhando em conjunto, consigam dar resposta aos problemas sociais mais permanentes e às populações mais carenciadas.
Numa primeira fase foi criada a estrutura orgânica, constituindo-se o Conselho Local de Acção Social (CLAS), a Comissão Executiva (CE) e as Comissões Sociais de Freguesia (CSF). Tendo em conta alguns critérios (a proximidade geográfica, a rede de equipamentos de saúde e de ensino público, entre outros) foram criadas, em 1999, sete Comissões Sociais de Freguesia de entre as onze freguesias que compõem o Concelho de Vila Franca de Xira.
No âmbito da reorganização administrativa do território nacional, decorrente da entrada em vigor da Lei 11A/2013 de 28 de Janeiro, o mapa concelhio de Vila Franca de Xira, passou a ser composto por seis Freguesias, e por consequência, por seis Comissões Sociais de Freguesia, que correspondem, cada uma delas, aos limites territoriais de cada uma das Freguesias.
Em 2015 foi aprovado o Plano de Desenvolvimento Social 2015-2020 pelo CLAS, com o principal objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, de promover o desenvolvimento social e de contemplar um conjunto de ações a executar no âmbito de três eixos de intervenção: