Vila Franca de Xira é um diamante em bruto que tantas pessoas, dando de si mesmas, do seu tempo, do seu saber e das suas capacidades, foram e vão tentando burilar ao longo dos séculos, para que todos e todas se possam deslumbrar com o seu brilho, com a sua beleza e com a sua genuinidade.
Vila Franca de Xira, no seu território, nas suas gentes e nas suas vivências, tem esta exclusiva capacidade de charneira, por ser e estar entre o campo e a cidade, entre a tradição e a inovação, por ser não apenas encruzilhadas de caminhos, mas uma Cidade Franca, que recebe, que acolhe e que promove futuro, que se expressa de algum modo em três palavras: Trabalho, Proximidade, Diálogo.
Trabalho
O Executivo, que encabeço, é uma equipa coesa, dinâmica, jovem e plural, nas suas capacidades e vontade de trabalhar, todos os dias, por Vila Franca de Xira. Vêm de áreas de conhecimento distintivas, que conhecem, pela sua intervenção profissional e social, as dinâmicas da Cidade e da Freguesia.
Obviamente, porque as Cidades e as Freguesias são corpos vivos, o Trabalho nunca está acabado, e pode sempre ser melhorado. Estamos cá para fazer o melhor que sabemos. Nessa medida, vamos continuar a trabalhar, com redobrada vontade e motivação, em prol dos Vilafranquenses, com uma particular incidência no território, espaço vital, onde todos nós Cidadãos nos movemos, vivemos, trabalhamos e acolhemos, para que outros tenham tanto orgulho em querer ser Vilafranquenses como nós.
Proximidade
Porque uma Junta de Freguesia é a Autarquia que mais próxima está das pessoas, contamos, não apenas com os trabalhadores que constituem connosco uma Equipa de Trabalho, em ação para os Vilafranquenses, mas com todos os Vilafranquenses, sem exceção, seja o Cidadão que, pelo seu exercício cívico, colabora, evidencia, sugere ou reivindica, sejam os Eleitos do Povo que, politicamente, têm uma missão, não apenas de escrutínio público, mas o dever de colaborar, para que os Vilafranquenses que os elegeram tenham o melhor benefício possível.
Esta Junta de Freguesia não quer apenas intervir nos âmbitos da sua ação, quer saber o que as pessoas precisam, quer ombrear esforços com as restantes Forças Vivas da Cidade, para fazer Vila Franca ser cada vez melhor. Tal significa saber encaminhar as expressões dos cidadãos, quando não se têm a tutela ou a competência formal, bem como saber assimilar a vontade do Cidadão e acomodá-la o melhor que se saiba e que os recursos permitam à melhoria da Cidade e da Freguesia.
Diálogo
Este Executivo deseja ser inovador na continuidade. Isso significa saber, desde logo, que temos de dialogar, entre nós, com os técnicos e trabalhadores que conhecem o território, as pessoas e as circunstâncias, com os parceiros sociais, políticos e associativos, com cada cidadão e cidadã. Por não nos acharmos donos da Verdade, estamos conscientes que, se é verdade que nos legitima a Democracia e a Liberdade que nos elegeu e nos deu esta missão de servir os nossos Iguais, sabemos que o Diálogo é uma permuta de escuta e fala.
Neste momento, em que rejuvenesce a Equipa Executiva da Junta de Freguesia, para cumprir a missão de burilar o diamante, que é Vila Franca de Xira, queremos dizer a cada Vilafranquense: Estamos presentes, para vos ouvir, para falarmos convosco e para estarmos lado a lado.
Queremos Trabalhar, ser Próximos, Dialogar… Juntem-se a nós!
Ricardo Carvalho
Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira